Thor

Na mitologia nórdica, Thor ( Þórr ) é o deus dos trovões e das lutas. Pertence ao clã dos deuses Æsir, e é filho do deus Odin.
Thor usa como arma o martelo Mjolnir, e tem o cinto Megingjord, que lhe confere enormes forças. Está associado aos trovões, relâmpagos, tempestades, árvores de carvalho, força, proteção da humanidade e também a santificação, cura e fertilidade. Thor também é chamado de Ásaþórr, Ökuþórr, Hlórriði e Véurr.
Historia de Thor
É filho de Odin (o deus supremo de Asgard) e Jord (a deusa de Midgard), foi casado com Sif. Durante o Ragnarök. Thor matará e será morto por Jörmungandr. Thor casou duas vezes, a primeira com Járnsaxa, que lhe deu um filho, Magni (força). Outro filho de nome Modi (coragem) de mãe desconhecida, é também atestado nas fontes antigas. Do segundo casamento, com Sif, teve duas filhas: Lorride e Thrud. Por vezes o outro filho de Sif, Uller, é também referido como filho de Thor, mas é apenas seu enteado. Thor gostava da companhia de seu irmão Loki, apesar do talento dele para colocar ambos em confusões. As histórias de suas aventuras estão entre as mais ricas da mitologia nórdica.
No panteão nórdico, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Aesir. A imagem de Thor aparece em muitas estelas rúnicas assim como seu nome ou seu martelo. Thor era um excelente guerreiro e já havia derrotado muitos gigantes, trolls, monstros, berserker e feras, segundo o Edda em Prosa. Thor percorria o mundo numa carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr. Conta-se que quando Thor percorria o céu nessa carruagem as montanhas ruiam, e o barulho provocado pelas rodas do veículo originavam os trovões. Thor habitava em Thrudheimr (ou Thrudvangr) no salão Bilskirnir onde ele recebia os pobres depois que haviam morrido. Esse salão possuía 540 acomodações e era considerada a maior de todas as construções. O mensageiro de Thor era o veloz Thjalfi e sua criada era Röskva, irmã de Thjalfi. Quando Thor estava longe de seu lar ele matava seus bodes e os comia, e depois os ressuscitava com martelo mágico. Thor é o criador da constelação conhecida pelos vikings como Dedo de Aurvandill. Era Thor o deus que mais possuía templos na Escandinávia.
:origin()/pre12/2695/th/pre/i/2014/289/f/2/smite_thor_s_hammer_by_solarcake-d832p9b.png)
Mjolnir

Chegando à Jotunheim, é efusivamente recepcionado por seus anfitriões gigantes, que se espantam com a sua fome e seus olhos flamejantes sob o véu que Thor veste. Loki, disfarçado então de serviçal, tranquiliza-os argumentando que a 'deusa' estava há várias noites sem comer e dormir devido à angústia e ansiedade do casamento. Quando logo o martelo é colocado no colo da falsa noiva, Thor se revela e mata o seu noivo gigante e todos os outros convidados ao redor, retornando triunfalmente para Asgard.
Thor de hoje
Thor foi descrito como um deus com o cabelo na altura dos ombros vermelho, uma barba vermelha encaracolado, braços bodybuilder, e as mãos do tamanho de assados de panela. Ele usa um colete de couro sem mangas, luvas escuras de ferro (que lembram mãos do robô) e um colete de cota de malha. O rosto de Thor é bonito "de uma forma beat-up", como se ele tivesse passado anos no ringue de boxe. Ao contrário de sua versão do filme da Marvel, "não há nada polido sobre ele", uma vez que Thor é bastante despenteado, com sua camisa cota de malha sendo imundo, e seu gibão de couro e calças desgastado com a cor da neve suja. Além disso, ele também tem geralmente pelo de cabra na barba, de comer Otis e Marvin tantas vezes.
Thor tem o nome de sua esposa Sif tatuado em seu bíceps esquerdo inscritos dentro de um coração. Ele tem uma tatuagem estilizada de Jormungand a Serpente Mundial enrolada em torno de seu antebraço direito. Do outro lado os nós dos dedos de cada mão, em letras maiúsculas, são os nomes de seus filhos Modi e Magni .
Thor tem o nome de sua esposa Sif tatuado em seu bíceps esquerdo inscritos dentro de um coração. Ele tem uma tatuagem estilizada de Jormungand a Serpente Mundial enrolada em torno de seu antebraço direito. Do outro lado os nós dos dedos de cada mão, em letras maiúsculas, são os nomes de seus filhos Modi e Magni .
Nenhum comentário:
Postar um comentário