Maia e Maio

Maia e Maio







 As mais variadas culturas dedicaram o mês de Maio a Deusas que representam crescimento, força, amor e paixão: Maia, entre os Gregos. Emprestou seu nome para este mês, que também ficou conhecido como o mês da Mãe Divina, devido às suas inúmeras aparições e manifestações nesta época do ano. O mês de maio recebe seu nome, sendo que os dias 1º e 15 de maio são dedicados à ela. 
 Maia, na mitologia grega era uma das sete irmãs, que, fugindo do gigante Órion, se transformaram na constelação das Plêiade, a versão ocidental de Maya, mãe de Buda. Conhecida na Mitologia Romana como Maia Maiestas - chamada também de Fauna ou Bona Dea (Deusa das Deusas), equivale à antiga deusa italiana da primavera. 
 Com Zeus,Maia teve Hermes, o belo mensageiro dos Deuses. Maia e Hermes temiam a fúria de Hera, por ciúmes de Zeus. Porém, em vez de serem odiados, os dois conseguiram a simpatia de Hera. Na tradição romana, que é uma "cópia" da Grega, Maia talvez seja outra, diferente dessa ninfa da Arcádia, a que personificava o despertar da natureza na primavera e que viria a se transformar na mentora de Mercúrio.
 Ela é Deusa da fecundidade, e da projeção da energia vital. Maia era à ninfa que personificava os lugares frios. Maia também é filha de Atlas e Plêione.




Nenhum comentário:

Postar um comentário