Hefesto e Vulcano
Hefesto, para os gregos, e Vulcano, para os romanos, são o deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo e dos vulcões. Filho de Zeus e Hera, rei e rainha dos deuses, porém ao contrário dos outros deuses, Hefesto era manco, o que lhe dava uma aparência grotesca aos olhos dos antigos gregos. Servia como ferreiro dos deuses, e era cultuado nos centros manufatureiros e industriais da Grécia, especialmente em Atenas. Os símbolos de Hefesto são um martelo de ferreiro, uma bigorna e uma tenaz, e seus animais sagrados são o burro e a codorna.
Hefesto foi responsável pela égide, escudo usado por Zeus em sua batalha contra os titãs. Construiu para si um magnífico e brilhante palácio de bronze, equipado com muitos servos mecânicos. De suas forjas saiu Pandora, primeira mulher mortal.
Historia de Hefesto
Hefesto nasceu da união de Zeus e Hera, A despeito de ser a deusa
da família, Hera arremessou Hefesto do alto dos céus, desgostosa por ele ser coxo, ele despencou durante nove dias e noites até cair no oceano, onde foi criado pela oceânides Tétis e Eurínome.
Hefesto, sendo o mais decidido dos deuses, recebeu de Zeus a mão de Afrodite para evitar que os outros deuses travassem disputas por ela. Afrodite e Hefesto se amavam, mas pela falta de atenção, iniciou um relacionamento amoroso com Ares, deus da guerra. Hefesto ficou sabendo da promiscuidade de Afrodite por meio de Hélio, o Sol onividente, e planejou uma armadilha para eles durante uma de suas escapadas. Enquanto Afrodite e Ares estavam juntos na cama, Hefesto envolveu-os com uma rede de cota de malha inquebrável, tão fina que era praticamente invisível, e levou-os ao Monte Olimpo para humilhá-los diante dos outros deuses. Estes, no entanto, apenas riram diante da visão dos amantes nus, e Poseidon conseguiu persuadir Hefesto a libertá-lo como troca de uma garantia de que Ares pagaria uma multa pelo adultério.
Hefesto e Afrodite tiveram muitos filhos, dentre eles: Cáris ("a graça"), Aglaia ("a gloria") e Eros ("o amor"). Hefesto foi pai de diversos filhos, tanto com mortais quanto imortais. Um destes foi o ladrão Perifetes. Juntamente com Talia, Hefesto era considerado o pai dos Palicos.
Amores de Hefesto
Atena teria recusado uma união carnal com Hefesto devido à sua aparência pouco atraente e seu defeito físico, e que quando ele então se enfureceu e tentou tomá-la a força, a deusa desapareceu de sua cama. A ejaculação de Hefesto caiu sobre a terra, engravidando Gaia, que acabou por dar à luz a Erictônio; este então foi dado, ainda criança, a Atena, para que essa o criasse, guardado por uma serpente.
Na ilha de Lemnos, sua esposa era a ninfa Cabiro, com quem ele teve dois filhos, dois deuses ferreiros conhecidos como cabiros. Na Sicília, sua esposa foi a ninfa Etna, e seus filhos foram os dois deuses dos gêiseres sicilianos conhecidos como palicos.
No entanto, Hefesto é marido de Afrodite, que o trai cometendo adultério com Ares.
Hefesto de hoje
Hefesto tende a ser rude, e decepcionado com a vida, com pessoas e outros "organismos vivos". Ele ama sua esposa Afrodite, no entanto, ele está triste e com raiva de sua infidelidade. Ele é muito amargo e ódio de sua mãe a "perfeccionista" Hera, e até mesmo uma vez enganou-a em sentado em um trono com correntes inquebráveis. A tendência de Hefesto para suportar rancores (nomeadamente contra a sua mãe) por um longo tempo torná-lo semelhante ao Hades. No entanto, como mostra a deuses gregos de Percy Jackson, Hefesto é mostrado para ter pelo menos um pouco de amor por sua mãe, e não pode suportar vê-la acorrentada, e ele finalmente a-resgata. Hefesto é muito amargo sobre sua vida, e coloca sua fé em máquinas ao invés de pessoas, como máquinas de "não posso deixar você para baixo". No entanto, ele parece ter uma exceção por ciclopes, como Tyson, e parece estar em muito bons termos com sua meia-irmã Atena, enquanto ambos mutuamente desprezam Ares. Ele também tem uma boa amizade com Dionísio, que era o único capaz de convencer Hefesto para desencadear sua mãe. Hefesto também admira Dédalo, acima de todos os outros homens mortais. Apesar de sua amargura, Hefesto é o amante de muitas coisas, como a sua esposa infiel, Afrodite, seus muitos filhos semideuses (especialmente Leo) e suas amantes. Ele também realiza visitas a Calypso amigáveis ao longo do tempo. No entanto, há também um lado negro de Hefesto, mostrado em deuses gregos de Percy Jackson, quando ele dá Harmonia (filha de Afrodite e Ares) um colar com uma maldição terrível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário