Neith

Neith


Neith é a deusa da guerra e da caça, criadora de Deuses e homens, divindade funerária e deusa inventora.
 Neith é uma antiga Deusa egípcia cujo culto provém do período pré-dinástico, na qual tinha forma de escaravelho, depois foi deusa da guerra, da caça e deusa inventora.
 Em seu aspecto funerário, é a Deusa protetora dos mortos: quem inventou o tecido (se converte em patrona dos tecedores) que oferece tanto às vendas, quanto o sudário aos mortos.
 Mulher com coroa vermelha do Baixo Egito, com arco e duas flechas. Também foi representada como coruja, escaravelho, abelha, vaca, peixe, com cabeça de leoa, e às vezes dando de mamar a um crocodilo (Sobek). 
 Em alguns mitos da criação , ela foi identificada como a mãe de Rá e Apófis. Quando ela foi identificada como uma deusa da água, ela também era vista como a mãe de Sobek, o crocodilo. 


A vida para Neith


 Neith era uma deusa da guerra e da caça e teve como seu símbolo, duas setas cruzadas sobre um protetor. No entanto, ela é uma deusa muito mais complexa do que é geralmente conhecido, e dos quais textos antigos apenas uma pequena amostra de sua verdadeira natureza. Em suas representações habituais, ela é retratada como uma divindade feroz, uma fêmea humana usando a Coroa Vermelha, ocasionalmente segurando ou usando o arco e flecha, em outros um arpão. Na verdade, os hieróglifos de seu nome são geralmente seguido por uma determinante que contém os elementos de tiro com arco, com o símbolo "escudo" do nome a ser explicado como quer arcos duplos (frente a frente), entrecortada por duas setas (geralmente preso às curvas ), ou por outras imagens associadas ao seu culto. Em sua forma como uma deusa da guerra , ela foi dito para fazer as armas de guerreiros e para proteger seus corpos quando eles morreram.
 Como uma divindade, Neith é normalmente mostrado carregando a era cetro (símbolo do governo e do poder) e do Ankh (símbolo da vida). Ela também é chamada de tais epítetos cósmicas como a "Vaca do Céu", um céu-deusa semelhante a Nut, e como o Grande Dilúvio, como uma vaca que dá à luz o sol diariamente. Nestas formas, ela está associada a criação de tanto o tempo primordial e diariamente "re-criação". Como protetora da Casa Real, ela é representada como um uraeus, e funções com a fúria ardente do sol, o tempo, isso levou a ser considerado como a personificação dos primordiais águas da criação . Ela é identificada como uma grande deusa mãe neste papel como um criador. Como uma divindade feminina e personificação das águas primordiais, Neith engloba elementos masculinos que lhe permitem funcionar como um criador. 

 Ela é uma versão feminina de Ptah -Nun, com sua natureza feminina complementados com atributos masculinos simbolizados com sua associação com o arco e flecha. Da mesma forma, sua personificação como as águas primordiais é Mehetweret, o Grande Dilúvio, conceituada como streaming de água, relacionada a um outro uso do verbo WTI , que significa "derramar".


Nenhum comentário:

Postar um comentário