Os Centauros
Todos nos conhecemos essa fabulosa raça chamada de Centauros, mas poucos sabem a historia deles.
Os centauros viviam nas montanhas de Tessália e repartiam-se em duas famílias:
- Os filhos de Íxion e Nefele, que simbolizavam a força bruta, insensata e cega. Viviam originalmente nas montanhas da Tessália e alimentavam-se de carne crua. Alternativamente. Conta-se que Íxion planejava manter relações sexuais com Hera, mas Zeus, seu marido, evitou-o modelando uma nuvem (nefele, em grego) com a forma de Hera. Posto que Íxion é normalmente considerado o ancestral dos centauros, pode se fazer referência a eles poeticamente como Ixiónidas.
- Os filhos de Filira e Cronos, dentre os quais o mais célebre era Quíron, amigo de Héracles, representavam, ao contrário, a força aliada à bondade, a serviço dos bons combates.
Os centauros são muito conhecidos pela luta que mantiveram com os Lápitas, provocada pelo seu intento de raptar Hipodâmia no dia da sua boda com Pirítoo, rei dos Lápitas e também filho de Íxion. A discussão entre estes primos é uma metáfora do conflito entre os baixos instintos e o comportamento civilizado na humanidade. Teseu, herói e fundador de cidades, que estava presente, inclinou a balança para o lado da ordem certa das coisas e ajudou Pirítoo. Os centauros foram expulsos da Tessália e foram habitar o Épiro. Mais tarde, Héracles exterminou quase todos.
Existe a constelação de Sagitário, Alguns diziam que a constelação era Croto, filho da babá das Musas, Eupheme. Croto vivia no Monte Helicão e gostava da companhia das Musas, e da caça. Ele ganhou fama como caçador, e as Musas pediram a Zeus que o representasse em um grupo de estrelas, o que foi feito. Como ele queria mostrar todas suas habilidades em um único corpo o arco foi adicionado para mostrar sua habilidade, Diante dos seus pés estão estrelas arrumadas como um círculo, alguns dizem que eram uma grinalda.
Alguns centauros são conhecidos em alguns contos. Como Nesso,um centauro filho de Ixion e Nefele. Certa vez tentou violentar, Dejanira, mulher de Héracles para se vingar do herói por lhe ter ofendido uma vez. O herói o matou a flechadas. Antes de morrer, o centauro maliciosamente disse a Dejanira que seu sangue seria capaz de fazer Héracles amá-la para sempre. Quando o interesse deste pela esposa passou a diminuir, Dejanira, sem ciência de que o sangue era na verdade era um poderoso veneno, o aplicou em uma veste do marido. Héracles a vestiu e imediatamente passou a sentir os efeitos do veneno queimando sua carne. Este evento acabou por resultar na morte terrena do herói grego.
E Quiron o diretor de atividades do acampamento meio sangue, ao contrário do resto dos centauros que, como alguns sátiros, eram notórios por serem bebedores e indisciplinados, delinquentes sem cultura e propensos à violência, Quíron era inteligente, civilizado e bondoso, e célebre por seu conhecimento e habilidade com a medicina. Era filho de Cronos, que, depois de ter assumido a forma de um cavalo para se esconder de sua esposa, Reia, engravidou a ninfa Filira. A linhagem de Quíron também era diferente dos outros centauros, que eram filhos de Íxion e Nefele. Abandonado, Quíron foi encontrado por Apolo, que o criou como pai adotivo e lhe ensinou todos os seus conhecimentos: artes, música, poesia, ética, filosofia, artes divinatórias e profecias, terapias curativas e ciência. Tradicionalmente habitava o Monte Pelião. Quíron era tido como o último dos centauros, e altamente reverenciado como professor e tutor. Entre seus pupilos estavam diversos heróis, como Asclépio, Aristeu, Ajax, Enéas, Actéon, Ceneu, Teseu, Aquiles, Jasão, Peleu, Télamon, Héracles, Oileu, Fênix, e Dioniso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário