Héstia e Vesta
Héstia, para os gregos, e Vesta, para os romanos, são a deusa grega do lar e dos laços familiares, simbolizada pelo fogo doméstico.
Filha de Saturno e Cibele ,para mitologia romana, filha de Cronos e Reia para os gregos, era uma das doze divindades olímpicas. Cortejada por Poseidon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias.
Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direto do sol Quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e com ele, acendiam a lareira onde seria o núcleo político da nova cidade.
Historia de Héstia
Héstia era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foi engolido por Cronos ao nascer. A ordem de nascimento de seus irmãos é Héstia (a mais velha), seguida de Deméter e Hera, seguidas de Hades e Poseidon o próximo a nascer, Zeus, foi escondido por Reia em Creta. Primordialmente Zeus terá obrigado seu pai, Cronos, a regurgitar e restabelecer a vida aos filhos que este engoliu, entre eles está Poseidon, explicando assim Zeus como o irmão mais novo, pois sua mãe Reia, deu uma pedra em seu lugar. Crescendo, o jovem deus teve novamente a ajuda materna para auxiliá-lo: Reia fez com que o marido engolisse uma beberagem que o forçou a vomitar os filhos presos dentro de si. Uma vez libertos, os irmãos ficaram solidários a Zeus, no combate contra o pai. Postaram-se, então, no monte Olimpo e, com ajuda dos titãs hecatônquiros, combateram os outros titãs, que se posicionaram no monte Ótris, numa batalha que durou dez anos.
Rituais do lar de Héstia
Era conservada a chama perpétua com a qual se acendia a Héstia de outros altares. Cada peregrino que chegava a uma cidade, primeiro fazia um sacrifício à Héstia. Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas.
Em Roma era cultuada como Vesta e o fogo sagrado era o símbolo da perenidade do Império. Suas sacerdotisas eram chamadas vestais, faziam voto de castidade e deveriam servir à deusa durante trinta anos. Lá a deusa era cultuada por um sacerdote principal, além das vestais. Era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Havia imagens nas suas principais cidades.
Héstia de hoje

Héstia parece ser de uma disposição calma e humilde, mostrando um maior grau de bondade que a maioria dos deuses olímpicos, deuses que frequentemente levam ofensa à menor provocação. Ela tem um pouco à sua personalidade tranquila, e ela é uma deusa muito sábia e tenta em prioridade manter a paz e a harmonia entre a família, os deuses olímpicos, por saber quando é apropriado estar perto. Jurou ser virgem para sempre, Héstia não tem filhos e dá valor a castidade. Assim como Ártemis, ela às vezes favorece a forma de uma jovem a maior parte do tempo, embora ela tem sido vista como uma mulher adulta. Ela é muito gentil com Percy e Nico, como é visto no livro, O Ultimo Olimpiano. Segundo deuses gregos de Percy Jackson, a personalidade de Héstia é muito semelhante à sua mãe Reia. No entanto, em um sentido, Héstia foi bem diferente, uma vez que, ao contrário de Reía, ela nunca quis ser mãe sozinha. Héstia foi compreendida com todos os seus irmãos e seus filhos, ela consolou, curado, aplaudiu, aconselhou e apoiou todo deus único e deusa do panteão grego e é o única deusa do Olimpo que se da bem com todos os outros olímpico.
Gosto muito dessa deusa e acho meio triste ela nap ter filhos na Historia. ( Ja que teoricamente Palas também fez o juramento de castidade e mesmo assim Anabeth existe, né não ? )
ResponderExcluirEu só vi até hoje um Rpg onde ser filho dela era viável, achei muito genial eles terem levado os fatos em conta e condicionarem os filhos dela a nascerem de forma diferente, vindos diretamente de uma lareira.
Mas gostei muito no conteúdo nesta pagina, só acho que seria interessante revisar o português.
Vi um RPG que Héstia tinha seus seguidores, assim como Ártemis tem suas caçadoras. Estes juram ser virgens para sempre e prezar sempre pela paz. Héstia realmente, é uma deusa muito legal.
Excluir