Zeus e Júpiter

Zeus e Júpiter


  Zeus, para os Gregos, ou Júpiter, para os Romanos, é o "pai dos deuses e dos homens" que exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos como um pai sobre sua família. É o deus dos céus e dos trovões.
 Filho de Cronos e Reia, como Júpiter é filho de Saturno e Cíbele., Zeus é o mais novo de seus irmãos;  É casado com Hera, embora é conhecido por suas aventuras eróticas, que frequentemente resultavam em descendentes divinos e heróicos.
"Mesmo os deuses que não são filhos naturais de Zeus dirigem-se a ele como Pai, e todos os deuses se põem de pé diante de sua presença."
 Para os gregos, era o Rei dos Deuses, que supervisionava o universo. Zeus é responsável por delegar a cada um dos deuses suas devidas funções. Ele é referido como o "chefe dos deuses". Seus símbolos são o raio, a águia, o touro e o carvalho. Zeus, referido poeticamente pelo vocativo Zeu pater ("Ó, pai Zeus"),


Historia de Zeus

 Crono teve diversos filhos com Reia : Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon, porém engoliu-os todos assim que nasceram, após ouvir de Gaia e Urano que ele estava destinado a ser deposto por seu filho, da mesma maneira que ele havia deposto seu próprio pai Quando Zeus estava prestes a nascer, Reia procurou Gaia e concebeu um plano para salvá-lo, para que Cronos fosse punido por suas ações contra Urano e seus próprios filhos. Reia deu à luz a Zeus na ilha de Creta, e entregou a Crono uma pedra enrolada em roupas de bebê, que ele prontamente engoliu. Reia teria escondido Zeus numa caverna no Monte Ida, em Creta. Ele teria sido criado por uma cabra chamada Amaltéia, quando esta cabra morreu, Júpiter usou a sua pele para fazer um escudo que ficou conhecida por Égide, mas tarde sua filha Atena colocara a cabeça do monstro medusa no escudo, e por uma ninfa chamada Adamantéia; como Crono era senhor da Terra, dos céus e do mar, ela o escondeu pendurado por uma corda de uma árvore, de modo que ele, não estando nem na terra, nem no céu e nem no mar, teria ficado invisível para seu pai. Para mostrar seu agradecimento, os Ciclopes lhe presentearam com o trovão e o raio, que haviam sido escondidos anteriormente por Gaia. Zeus então, juntamente com seus irmãos e irmãs, os Gigantes, Hecatônquiros e Ciclopes, depuseram Crono e os outros Titãs, durante a batalha conhecida como Titanomaquia. Os Titãs, após serem derrotados, foram despachados para o Tártaro, enquanto um deles, Atlas, foi condenado a segurar permanentemente o céu.Após a batalha contra os Titãs, Zeus dividiu o mundo com seus irmãos mais velhos, Poseidon e Hades: Zeus ficou com o céu e o ar, Poseidão com as águas e Hades com o mundo inferior. A antiga Terra, Gaia, não podia ser dividida, e portanto ficou para todos os três, de acordo com suas habilidades, o que explica porque Poseidon era o "sacudidor da terra" (o deus dos terremotos), e Hades ficava com os humanos que morreram. Gaia, no entanto, não aprovou a maneira com que Zeus tratou os Titãs, seus filhos; logo após assumir o trono como rei dos deuses, Zeus teve de combater outros filhos de Gaia: o monstro Tifão e Equidna. Zeus derrotou Tifão, aprisionando-o sob o Monte Etna, porém poupou a vida de Equidna e seus filhos. Após chegar à idade adulta, Zeus forçou Crono a vomitar primeiro a pedra que lhe havia sido dada em seu lugar e em seguida seus irmãos, de acordo com a ordem em que haviam sido engolidos. Métis deu a Cronos um emético para forçá-lo a vomitar os bebês. Em seguida Zeus libertou os irmãos de Crono, os Gigantes, os Hecatônquiros e os Ciclopes, que estavam aprisionados num calabouço no Tártaro, após matar Campe, o monstro carcereiro que os vigiava.



Amores de Zeus

 Zeus era irmão e marido de Hera. Com ela teve seis  filhos:
Ares, Ênio, Ilítia, Éris, Hebe e Hefesto. As conquistas amorosas de Zeus, no entanto, entre ninfas e mortais são célebres. Diversos mitos mencionam o sofrimento de Hera com o ciúme gerado por estas conquistas amorosas, e a descrevem como uma inimiga consistente das amantes de Zeus e de seus filhos. Por algum tempo uma ninfa chamada Eco foi encarregada de distrair Hera falando incessantemente, afastando assim sua atenção dos casos amorosos de seu marido; quando Hera descobriu o estratagema, condenou Eco a repetir permanentemente as palavras de outras pessoas.




Zeus de hoje


Zeus, como o Rei dos Deuses, é muito orgulhoso, tem uma quantidade muito elevada de auto-respeito. Ele exige respeito e precedência dos mortais, semideuses, e os outros deuses. Um dos muitos exemplos disso é em O Ladrão de Raios, quando ele era um pouco irritado porque Percy reconheceu Poseidon antes de si mesmo.
 Embora ele seja um líder capaz e o executor da justiça e da lei, Zeus não fornece o melhor exemplo moral. Ele é, às vezes, extremamente paranoico e facilmente insultado. Zeus é, principalmente, um tanto lascivo e libidinoso, talvez mais do que qualquer outro deus olímpico. Sua infidelidade galopante à sua esposa Hera é um tema muito proeminente em mitos greco-romanos, e muitas vezes ele coloca suas amantes e até mesmo seus próprios filhos em situações perigosas tudo na tentativa de esconder seus assuntos. Por mais estranho que seja, ele também pode ser extremamente ciumento quando se trata de sua esposa como representado quando ele puniu um mortal que uma vez tentou cortejar Hera.
 Se ele imaginar que está sendo plotada contra ou insultado, ele pode ser muito implacável. Às vezes, ele permite que seus traços negativos substituam o bom senso. Suas decisões não são sempre baseadas na justiça, mas sim seus caprichos pessoais e que ele vê como o melhor para si mesmo, em vez de um bem maior. Zeus é, em alguns aspectos sensuais de poder. É evidente em seu título de rei dos deuses, e seu medo de seus próprios irmãos traindo ou destronando ele.
 Zeus tem uma forte desconfiança de Poseidon como já havia tentado derrubá-lo do seu trono. Zeus acusa Poseidon instantaneamente para qualquer coisa que ele poderia ser culpado, apesar de não ter evidências e todos os fatos apontam para o contrário. Além disso, Zeus, Poseidon, Hades e ocasionalmente (quando ele está presente no Olimpo), que brigam constantemente sobre coisas triviais.
 Zeus, aparentemente, tem um dom para saídas dramáticas, um traço que Poseidon apontou para Percy, dizendo que Zeus teria feito bem como o deus do teatro.
 Apesar do número de suas falhas, Zeus tem um lado respeitável. Ele, de fato, amam seus filhos muito, mas não pode mostrar tanto amor como os outros deuses, Ele é o líder e deve dar o exemplo. Ele também não pode parecer que está meramente a escolha de favoritos. Sendo muitas vezes visto como uma fonte de ordem e justiça, Zeus mantém o controle sobre os outros deuses, impedindo que os seus feudos de entrar em grandes proporções e assegura a ordem geral do mundo, entregando-se e fazer cumprir a justiça, mesmo que suas ações às vezes contradizem.
 Embora Zeus está de pavio curto e vingativo, ele também é capaz de simpatia por aqueles que sofreram as mesmas injustiças que ele e os outros deuses sofreram em suas vidas. Um exemplo claro disso pode ser encontrado em A Maldição do Titã, onde ele era o mais disposto a matar o Ofiotauro devido ao risco que representa para os deuses. Percy Jackson, no entanto, ressaltou que o que eles pretendem fazer era a mesma coisa que Cronos tentou fazer com eles no passado, e Zeus foi o primeiro deus a reconhecer a injustiça e reconsiderar sua decisão.

Um comentário: